Conexão Malunga debate presença de mulheres no mercado de Tech no CGI.br

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Conexão Malunga debate nesta sexta-feira, 11, a partir das 15h30 ,sobre a participação de mulheres no cenário de tecnologia brasileiro no seminário “Diversidade e Equidade no setor de TI no Brasil: Perspectivas sobre o trabalho e inclusão digital”, oferecido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), instituições estratégicas para a governança da internet no país. A jornalista Mariana Gomes, fundadora da Conexão Malunga, integra o debate com foco nos desafios a serem superados para a inclusão e participação na sociedade digital.

Ao lado da iniciativa baiana, participam do debate a coordenadora acadêmica do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, Fabiola Nakamura, a desenvolvedora de sistemas Evelyn Mendes e a consultora de Diversidade e Inclusão em equipes de desenvolvimento de software Biamichelle Miranda. A conversa é mediada pela ciberativista e publicitária Larissa Santiago, do Blogueiras Negras. As palestrantes levantam os principais desafios a serem superados para a participação de mulheres e outras parcelas da população socialmente excluídas na tecnologia.

Para ampliar o debate sobre direito de mulheres no mercado tecnológico brasileiro, o seminário “Diversidade e Equidade no setor de TI no Brasil: Perspectivas sobre o trabalho e inclusão digital” reúne também conselheiras do CGI.br, assim como expoentes da inovação tecnológica no país, como a física e professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Sonia Guimarães, a membro do Instituto Geledés, Antônia Quintão e a fundadora do PretaLAB, Silvana Bahia. O seminário acontece durante nesta sexta-feira, 11, a partir das 9h e pode ser assistido de forma gratuita no canal do youtube do NIC.br (youtube.com/NICbrvideos).

Conexão Malunga no CGI.br

Desde 2021, a Conexão Malunga integra a Câmara de Consulta em Universalização e Inclusão Digital do CGI.br, sendo uma das representações do terceiro setor a participar de debates estratégicos sobre aplicação de políticas públicas de internet no Brasil. O espaço comporta posicionamentos em torno da governança da internet, através de debates em que as entidades participantes levam experiências externas ao CGI.br para serem consideradas diante os posicionamentos públicos do órgão. Sendo a única representação jovem e negra no espaço, a Conexão Malunga levanta pontos como o respeito do princípio da Diversidade, previsto no Marco Civil da Internet (lei nº 12.965/2014).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo