O que é a malungagem?

Conexão Malunga é uma plataforma de discussão do uso das TIC’s para emancipação. Promovemos outros modos de pensar tecnologia, ancoradas nos saberes afrobrasileiros e compreendendo que populações negras e indígenas sempre produziram tecnologias, estratégias que garantem a manutenção dessas populações até os dias de hoje, a despeito do genocídio em curso desde o processo civilizatório colonizador.

Nós almejamos sociedades onde conhecimento humano, criatividade, cooperação e solidariedade são considerados elementos centrais. […] Sociedades que garantam e alimentem diversidade cultural e linguística e diálogo intercultural, em ambientes que são livres de discriminação, violência e ódio. (pág. 4)

Este trecho do documento “Moldando as Sociedades de Informação para Necessidades Humanas”, fruto de Declaração da Sociedade Civil à Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, adotado por unanimidade pela Plenária da Sociedade Civil da WSIS em 8 de dezembro de 2003, diz de alguns dos objetivos pretendidos e compactuados pela Conexão Malunga. 

Entendemos a importância de estratégias de inclusão digital, ferramentas de proteção digital e educação para as tecnologias e meios de comunicação, de forma qualificada e descomplicada. Discutimos sobre temas fundamentais que inauguram os desafios na Internet para para esta década, como Fake News, Lei Geral de Proteção de Dados, Big Data e Governança da Internet, mas falamos também sobre os algoritmos que aprendemos com nossas avós, através de suas receitas, como nos ensina Ana da Hora. 

Malunga é palavra do kidumbu dilunga angolano, e aqui no Brasil foi utilizada pelos nossos ancestrais escravizados em referência àqueles que chegaram aqui no mesmo barco, no mesmo dia, no mesmo navio, e que seguem, através de gerações, reatualizando as tecnologiais ancestrais de vida e sobrevivência. 

Vamos construir tecnologias juntes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo