Conexão Malunga participa de seminário de Conectividade Significativa do CGI.br

A plataforma Conexão Malunga, iniciativa que debate tecnologia por meio de saberes afrobrasileiros, participa nesta semana do seminário “Para além do acesso à Internet: como garantir a conectividade significativa”, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Até o dia 17 de abril, acontece em Brasília (DF) a programação que apresenta uma nova abordagem para pesquisas de acesso à internet, produzidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A Conexão Malunga participa como membro da Câmara de Trabalho de Universalização e Inclusão Digital, do CGI.br.

O seminário “Para além do acesso à Internet: como garantir a conectividade significativa” é um dos resultados do trabalho dos últimos três anos dos membros convidados para a Câmara de Trabalho de Universalização e Inclusão Digital, do CGI.br. O evento, reunirá representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica.

> Conexão Malunga integra Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI.br

Um dos pontos altos da programação do seminário é lançamento do estudo inédito “Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil”. Conduzido pelo Cetic.br, ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o levantamento oferece uma análise detalhada das lacunas existentes no acesso, no uso e na apropriação da Internet no país.

Mariana Gomes é idealizadora da Conexão Malunga, iniciativa fundada em 2019. Foto: Acervo Pessoal

Mariana Gomes, idealizadora e membro da Gestão da Conexão Malunga media o painel “Análises de raça, gênero e territorialidade na conectividade significativa”, previsto para as 9h da quarta-feira (17). Ao seu lado, participam as painelistas multissetoriais Sil Bahia (PretaLab), Luciano Silva (Ministério da Igualdade Racial, Diretora de avaliação, monitoramento e gestão da informação), Carol Conway (Abranet) e Thiane Neves (UFBA).

Em 2021, a Conexão Malunga foi convidada pelo então mandato do CGI.br para integrar, como representante da sociedade civil, para acompanhar os debates sobre políticas de internet na Câmara de Trabalho de Universalização e Inclusão Digital. Entre as pautas, os membros do grupo de trabalho acompanhou e sugeriu posições ao CGI.br sobre a aplicação dos recursos do FUST e implementação do edital do 5G. A Conexão Malunga também apresentou resultados da pesquisa coordenada por Mariana Gomes, intitulada “Governança da Internet e Diversidade”.

É possível acompanhar toda a programação do seminário pelo YouTube do NIC.br.

Para participar presencialmente: aqui.
Data e horário: 16 e 17 de abril, a partir das 9h.
Local: Windsor Plaza Brasilia
SHS Qd 05 BI. H – CEP 70322-912

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo