Resistências negras e governança da internet é tema de live no YouTube

Na segunda-feira, 30/5, o grupo de pesquisa “Governança da Internet & Diversidade”, uma parceria do Instituto da Hora e Conexão Malunga, promove o webinário “Mapeando territórios: resistências negras e governança da Internet”. O debate faz parte da terceira edição do projeto “Rotas para Liberdade”. Participam as pesquisadoras Mariana Gomes, idealizadora da Conexão Malunga, e Maiara Fonseca. A live acontece às 16h no perfil da Conexão Malunga no YouTube.

O webinário visa compreender as problemáticas sobre o território diante das tecnologias digitais,  assim como das resistências negras. Desde 2020, em maio, a Conexão Malunga desenvolve o Rotas para a Liberdade, lançando um grande tema no âmbito dos debates do pós-abolição da escravatura no Brasil.

Nas edições anteriores, a instituição já realizou debates sobre desigualdades no contexto da pandemia de COVID-19, racismo algorítmico, capitalismo de vigilância e genocídio antinegro.

Liberdade dentro e fora das redes

Com referência em estudos sobre reconhecimento facial, acesso à internet, bem como os debates sobre tecnologia e fronteiras, as pesquisadoras do grupo de pesquisa “Governança da Internet & Diversidade” acionam o saber afro-brasileiro que reconhece que, ao invés de donos, somos filhos das terras que viemos e circulamos. 

Este ano, o Rotas para a Liberdade é parceria com o Instituto da Hora, iniciativa que objetiva desconstruir narrativas e soluções prontas na área de dados e cibersegurança no Brasil, reposicionando o debate de pessoas não-brancas atuantes nas áreas de governança, tecnológica, produção de dados e segurança digital. O instituto, assim como as atividades do grupo de estudos “Governança da Internet & Diversidade” tem apoio da Open Society.

O quê: Webinário “Mapeando territórios: resistências negras e governança da Internet”

Quando: 30/05 às 16h

Onde: Youtube Conexão Malunga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo